An Official Site of the Bahá’í International Community

Citações Bahá'ís sobre Educação

O

s escritos sagrados bahá'ís enfatizam a importância da educação como a chave para o progresso material e espiritual. Os ensinamentos bahá'ís exaltam o conhecimento, promovem a livre investigação da verdade e o aprendizado, e enfatizam a importância da aquisição de habilidades em artes e ciências como promovam a prosperidade humana. Aqui estão algumas citações das Escrituras bahá'ís sobre a educação e sua importância:

“Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação, tão somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício.”
— Bahá’u’lláh

As artes, os ofícios e ciências elevam o mundo do ser e conduzem à sua sublimidade. O conhecimento é como asas para a vida do homem, e uma escada pela qual ele pode subir. Incumbe a todos sua aquisição.
— Bahá’u’lláh

“Volvei vossas mentes e vontades à educação dos povos e raças da terra, para que talvez as dissensões que a dividem possam, através do poder do Maior Nome, ser apagadas de sua face, e todos os seres humanos se tornem os sustentáculos de uma só Ordem e os habitantes de uma mesma Cidade”
— Bahá’u’lláh

“ Rigorosa investigação haverá de mostrar que a causa primária da opressão e da injustiça, da iniquidade, da irregularidade e da desordem é a falta de fé religiosa das pessoas e do fato de não terem educação.”
— ‘Abdu’l-Bahá

“O requisito primário, o mais urgente, é a promoção da educação: É inconcebível que qualquer nação possa alcançar prosperidade e sucesso a menos que leve a efeito esta questão suprema e fundamental. A principal razão do declínio e queda dos povos é a ignorância. Hoje, o povo em geral está ignorante mesmo em relação aos assuntos comuns, quão menos pode ele compreender o âmago dos importantes problemas e das complexas necessidades desta época”
— ‘Abdu’l-Bahá

“... o conhecimento é a causa do progresso humano.”
— ‘Abdu’l-Bahá

“A promoção do conhecimento é, assim, um dever inevitável imposto a cada um dos amigos de Deus.”
— ‘Abdu’l-Bahá

“ A educação e a instrução das crianças estão entre os atos mais meritórios da humanidade e atraem as graças e favores do Todo – Misericordioso, pois a educação é o indispensável fundamento de toda excelência humana e permite ao homem ascender às alturas da glória eterna. Se uma criança for treinada desde sua infância, através do afetuoso cuidado do Santo Jardineiro ela beberá das águas cristalinas do espírito e do conhecimento, assim como uma jovem árvore entre deslizantes regatos. Seguramente atrairá para si própria os brilhantes raios de Sol da Verdade , através de luz e calor, crescerá cada vez mais viçosa e bela no jardim da vida.”
— ‘Abdu’l-Bahá

 

| Contato com os bahá'ís (e-mail) |